Americana: Soluções para a saúde são discutidas em reunião

A calamidade financeira de Americana, os problemas na área da saúde, principalmente no Hospital Municipal, e o encaminhamento de soluções foram discutidos hoje (01/09) na Prefeitura. A reunião foi convocada pelo prefeito Omar Najar em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, com a presença dos deputados estaduais Chico Sardelli e Cauê Macris, do deputado federal Vanderlei Macris, do vereador Rafael Macris, secretários municipais, representantes da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas, do Judiciário e do Ministério Público.

O secretário de Saúde, Nilton Lobo, informou que já tem projeto de fortalecimento das unidades básicas de saúde e de descentralização do pronto atendimento para desafogar o Hospital Municipal, que deve focar nos casos de urgência e emergência. Junto à DRS também será feita uma avaliação geral da rede municipal que possibilite um aumento do teto de gastos e a cidade tenha uma repasse maior.

As discussões devem ser levadas para o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, para que uma proposta regional seja apresentada ao secretário estadual de Saúde, David Uip, e posteriormente ao Ministério da Saúde. O deputado Sardelli comentou ainda sobre um estudo de parceria com a Unicamp tanto para suprir as deficiências de atendimento regionais como para implantação de um hospital regional de urgência e emergência.

O alto custo da Prefeitura com o cumprimento de ações judiciais na saúde, em torno de R$ 6 milhões por ano, foi outro problema debatido. A proposta é se criar uma junta técnica, em um convênio envolvendo Prefeitura, Ministério Público e juízes, para avaliar a necessidade de cada caso antes da determinação da justiça, buscando a responsabilidade que cabe também ao Estado.

“Como deputado continuo à disposição do município em tudo o que se fizer necessário para que a população tenha um atendimento melhor na saúde. Cada um fazendo sua parte acredito que traremos bons frutos dessa discussão que iniciamos hoje”, comentou Sardelli.

Chico Sardelli

About Chico Sardelli

  •  

Leave a Comment