Deputado Chico Sardelli

Homem público presente e atuante

Chico Sardelli tem como uma de suas principais características ser um homem público presente e atuante, atento às necessidades das cidades paulistas, exercendo o mandato com coerência e seriedade. Com seu trabalho, o deputado Chico Sardelli sempre honrou os votos que recebeu, correspondendo à confiança daqueles que o escolheram como seu representante.
Em seus mandatos como deputado, Chico Sardelli já apresentou mais de 130 projetos, tem 40 leis aprovadas, além de diversos requerimentos de informação e indicações. Todas as ações refletem sua preocupação com os interesses da sociedade.

"O maior desafio para um homem público é administrar o tempo que ele leva entre uma ação e outra. Creio que um mandato responsável tem entre suas demandas a administração de soluções e necessidades. Meu trabalho é totalmente voltado para isso: ações que sejam conquistas! Conquistas que melhorem a vida das pessoas." - Chico Sardelli

Homem público influente

AMERICANENSE

Nasceu em 26 de junho de 1956 na cidade de Americana, interior de São Paulo. É casado com Lionela Ravera Sardelli com quem tem um filho, Franco Ravera Sardelli.

EMPRESÁRIO

Formado em Administração de Empresas com especialização em Roma (Itália) e Los Angeles (E.U.A.), atua como empresário do setor têxtil.

ADMINISTRADOR

Presidente do Rio Branco Esporte Clube de 1989 a 1991, foi responsável pelo acesso do time de Americana à Primeira Divisão do Campeonato Paulista, em 1990. É vice-presidente regional da Federação Paulista de Futebol.

ATUANTE

Em 1998 foi candidato a deputado federal obtendo, aproximadamente, 81 mil votos. Assumiu o cargo de suplente na Câmara dos Deputados em junho de 2000 e em janeiro de 2001, foi efetivado como deputado federal.
Nas eleições de 2002 disputou como candidato a deputado federal, conquistando mais de 100 mil votos.

RECONHECIDO

Foi nomeado chefe do escritório do Governo do Estado de São Paulo em Brasília em 2003, função que exerceu até maio de 2004. Em abril de 2005 assumiu novamente o mandato de deputado federal.
Eleito pela primeira vez deputado estadual pelo Partido Verde, em 1º de outubro de 2006, e reeleito em 2010, para o mandato de 2011 até 2014. Assumiu o terceiro mandato de deputado estadual em 2015.

PRESIDENTE

Em 2013, Sardelli foi eleito 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa, assumindo a presidência no início de 2015.

CORREGEDOR

Chico Sardelli assumiu em 2015 a importante função de Corregedor da Assembleia Legislativa.

CPIs

Sardelli atuou como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo e vice-presidente da CPI das telecomunicações.

LÍDER

Duas vezes líder da bancada do Partido Verde na Assembleia Legislativa de São Paulo.

É coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais e da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento do Trabalho Rural e Sustentabilidade.
É membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações, da Comissão de Assuntos Desportivos e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

CIDADÃO

É cidadão honorário de diversas cidades paulistas e declarado cidadão emérito de Americana, em 2011.

HISTÓRIA

A vida de Chico Sardelli tem suas raízes nas histórias de vida e de trabalho dos imigrantes italianos, que muito contribuíram para o desenvolvimento de muitas cidades paulistas.
Filho de Vincenzo Sardelli e de Tereza Pulcini Sardelli, cresceu em meio à luta diária de seus pais para criar e educar os filhos.
A vida foi sua maior escola e lhe impôs, desde cedo, uma dura lição: a morte (do pai). E a outra grande lição – a necessidade de garra e superação – atuou decisivamente na formação de sua personalidade amiga e determinada.
Essa determinação e a preocupação com os cidadãos, de sua região e de seu Estado, motivaram Chico Sardelli a iniciar sua vida pública.
Atuante, Chico Sardelli é um homem público atuante. Com experiência e ética no trabalho, é reconhecidamente um deputado influente, tratado com muita estima e consideração no meio político.
Em seus mandatos como deputado, sempre prezou pela apresentação de projetos importantes para a sociedade, pela busca de recursos para beneficiar a comunidade e encaminhar as reivindicações dos moradores junto aos órgãos competentes.

Editorial

“Tenho focado meus mandatos como deputado na busca permanente dos interesses da comunidade.
Sempre prezei pela participação da sociedade, seja na elaboração de projetos de lei, na intermediação de recursos para melhorias nos municípios e outras ações, numa prática constante de aprimoramento da democracia.
Os resultados conquistados são muito positivos, com realizações importantes no Estado. Da mesma forma, sinto que o mandato está sendo produtivo quando recebo de prefeitos, vereadores ou lideranças as reivindicações da população e posso encaminhá-las junto aos órgãos competentes para as providências necessárias. Todas as conquistas me incentivam cada dia mais a estar na vida pública, pelo mandato confiado a mim pelo povo, atuando com objetividade e seriedade”.

Defensor da Qualidade de Vida

A atuação do deputado Chico Sardelli é focada em melhorar a qualidade de vida da população, e tem projetos e leis que mostram essa sua preocupação:

Lei 16.108, que inclui no Calendário Oficial do Estado, o "Dia Estadual de Observação de Aves".

Inclui no Calendário Oficial do Estado o “Dia Estadual de Observação de Aves”, a ser comemorado anualmente no 4º domingo de outubro.

Lei 16,111, que autoriza o Poder Executivo a liberar recursos para os municípios investirem em segurança, exclusivamente para as guardas municipais.

Com a instituição desta lei, o Poder Executivo está autorizado a liberar recursos para as Guardas Municipais, destinados à aquisição de veículos equipados, coletes à prova de balas e uniformes.

Lei 14.746, que institui o Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, em 25 de novembro.

Já está em vigor a lei 14.746, que institui o “Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher”, proposta pelo deputado Chico Sardelli. A data será celebrada anualmente em 25 de novembro, como forma de luta para assegurar às mulheres os direitos humanos mais fundamentais.

Lei nº 14.956 cria o Circuito Turístico da Indústria Têxtil e das Confecções (Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia)

Lei do deputado Chico Sardelli cria o Circuito Turístico da Indústria Têxtil e das Confecções para fomentar o turismo de negócios da região do Polo Têxtil, que engloba os municípios de Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Lei 14.186, dá destinação final às embalagens de óleos lubrificantes.

Também de iniciativa do deputado Chico Sardelli, já está em vigor a lei 14.186, que disciplina a destinação final, ambientalmente adequada, das embalagens de óleos lubrificantes nos postos de combustíveis.
Os fabricantes e distribuidores deverão disponibilizar, junto aos pontos de venda, unidades de recebimento das embalagens usadas, para posterior recolhimento.

Lei 13.007, que protege e conserva as nascentes de água.

É de autoria do deputado Chico Sardelli a lei 13.007, que institui o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Água. Por esse instrumento, é possível conhecer, dimensionar e adotar as medidas necessárias à preservação e recuperação das nascentes de água no Estado de São Paulo.

Chico Sardelli - um cidadão de muitas cidades

A determinação de um Homem Público

Chico Sardelli dedica-se integralmente ao mandato de deputado, nunca deixando de ter contato com a população que o elegeu, apresentando projetos importantes, participando das discussões e votações em plenário, intermediando recursos para os municípios, atendendo vereadores e prefeitos, encaminhando as reivindicações da comunidade, atuando efetivamente para uma melhor qualidade de vida da população.

Um homem de bem

Filho de imigrantes italianos, exemplos de luta e coragem na busca de uma vida melhor, Chico Sardelli aprendeu com a experiência familiar a manter vivos, mesmo diante de dificuldades, os sentimentos de garra, determinação e a certeza de que o trabalho é capaz de vencer qualquer obstáculo. Seja como cidadão, participante ativo na comunidade, ou como homem público, são muitos os desafios a serem vencidos no dia a dia, mas com persistência continua lutando para alcançar seus objetivos de proporcionar melhor qualidade de vida à população, respeitando os ideais que sempre construíram sua história de vida.